segunda-feira, 13 de julho de 2009

DA MISÉRIA IDEOLÓGICA À CRISE DO CAPITAL uma reconciliação histórica


Maria Orlanda Pinassi

Em Da miséria ideológica à crise do capital: uma reconciliação histórica, Maria Orlanda Pinassi apresenta uma coletânea de ensaios que compõem uma investigação ontológica sobre distintos aspectos da dinâmica histórica do sistema de reprodução do capital. A maior parte dos ensaios é fruto da tese de Livre-docência defendida pela autora em 2007, trazendo o resultado de uma investigação teórica apurada.


O legado de István Mészáros, Georg Lukács e Karl Marx serve de referencial teórico para a análise de um processo que começa com a consolidação da hegemonia burguesa e chega na atual crise estrutural do capital e seus efeitos destrutivos, abordando temas como a educação, a violência e a luta dos movimentos sociais. Partindo do papel da ideologia em seu compromisso com a reprodução social incessante da ordem vigente, a autora trata ainda do conceito de decadência ideológica, desenvolvido por Lukács, em um esforço de conferir atualidade a tal conceito enquanto forma central da crítica à racionalidade burguesa.


Segundo Plínio de Arruda Sampaio Jr., que assina a orelha do livro, “na contramão da apologética que domina a vida acadêmica, a reflexão de Maria Orlanda Pinassi se volta para a práxis revolucionária”. A obra costura um conjunto de ensaios, formando uma importante contribuição para aqueles que seguem enfrentando a dura realidade imposta pelo capital.

Trecho

Como se pode observar, há aqui uma clara opção teórico-metodológica fundada na ontologia marxiana refletida no universo conceitual de Lukács e nas decisivas críticas que Mészáros desfere contra a lógica atual do sistema de reprodução sociometabólica do capital, pois essas são as armas da crítica pelas quais pretendi e pretendo continuar enfrentando os dramáticos fatos da nossa realidade mais recente. E os ensaios que se seguem constituem mediações que, a seu próprio modo, procuram desmistificar ilusões do “eterno presente” e, acima de tudo, contribuir para a reabertura da história com sentido concretamente humanizador.

Sumário

  • Da miséria ideológica à crise estrutural do capital
  • Metástase do irracionalismo
  • A liberdade necessária e o tempo do verbo
  • O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
  • e a completude destrutiva do capital
  • Uma ontologia dos movimentos sociais de massas e o
  • protagonismo atual das mulheres
  • “Estado de direito” e a criminalização da luta pela terra
  • no Rio Grande do Sul
  • O capital comete o crime. A ocasião faz o bandido
  • Educação libertadora e transição para o socialismo
  • Pressupostos ontológicos de uma síntese in statu nascendi
  • A hora e a vez da práxis – breve ensaio sobre a recusa da ordem
  • Um ponto de partida: o ecletismo como epopeia da decadência ideológica da burguesia

Sobre a autora

Maria Orlanda Pinassi é professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (campus de Araraquara, São Paulo) e é autora de Três devotos, uma fé, nenhum milagre (São Paulo, Editora Unesp, 1998).

Sobre a Coleção Mundo do Trabalho

Coordenada por Ricardo Antunes, publica estudos sobre o trabalho, a sua centralidade na sociedade capitalista, a análise do sindicalismo, questões de gênero e o impacto das transformações trazidas pela globalização.

Ficha técnica

Título: Da miséria ideológica à crise do capital

Subtitulo: uma reconciliação histórica

Autoria: Maria Orlanda Pinassi

ISBN: 978-85-7559-137-6

Editora: Boitempo

Ano de Publicação: 2009

Preço: R$ 38,00

Páginas: 144


Boitempo Editorial Débora Prado Assessoria de Imprensa + 55 11 2305 1641 + 55 11 8382 4978 imprensa@boitempoeditorial.com.br www.boitempoeditorial.com.br