sábado, 25 de junho de 2011

Revista Margem Esquerda


"MARGEM ESQUERDA" PUBLICA ESTUDO SOBRE OBRA DE MASCARO


                               A Revista Margem Esquerda, uma das mais importantes do país nas ciências humanas, da Editora Boitempo, publica no seu número 16, que acaba de ser lançado, um estudo a respeito da obra de Alysson Leandro Mascaro, professor da USP e do Mackenzie. Escrito pelos professores Silvio Luiz de Almeida e Camilo Onoda Caldas, o artigo trata a respeito do livro de Mascaro "Filosofia do Direito", publicado pela Editora Atlas no ano passado e já em segunda impressão.

                               Almeida e Caldas, em seu estudo, ressaltam que o pensamento de Mascaro ultrapassa a mera dicotomia entre juspositivismo e crítica ética, recorrente nas reflexões jurídicas contemporâneas. A filosofia do direito, em Mascaro, constrói-se a partir de um horizonte político transformador, como práxis. Neste sentido, a sistematização da história da filosofia do direito aponta não só para o consolidado, mas também para as possibilidades.

                               Na segunda parte de seu estudo, Almeida e Caldas tratam da originalidade do pensamento de Mascaro ao estabelecer um rol da história da filosofia do direito que não seja limitado pela sua produção apenas pelos juristas. Todas as grandes contribuições da filosofia geral para o campo da justiça e do direito são incorporadas por Mascaro em sua obra, de mais de 600 páginas. Os autores destacam, ao final do artigo, a proposta de Mascaro em compreender a filosofia do direito contemporânea em três caminhos: juspositivismo, não-juspositivismo e crítica.

                               Nas palavras dos autores do texto, Almeida e Caldas, na Revista Margem Esquerda nº 16: "Sob olhares cada vez mais atentos do mundo, desponta em Mascaro a maior filosofia do direito crítica brasileira" (p. 145).

                               Maiores informações sobre a revista no site da Editora Boitempo: http://www.boitempo.com/livro_completo.php?isbn=1678768-4

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alysson Mascaro no TCM





Autor de obras sobre Filosofia do Direito visita presidente do TCM

O presidente do TCM, Edson Simões, recebeu, na última terça-feira (24/5), a visita do advogado e escritor Alysson Leandro Mascaro, autor, dentre outros, dos livros "Filosofia do Direito" e "Utopia e Direito". O jurista, que veio acompanhado do agente de fiscalização Marcos Alcyr, é doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo, além de professor na graduação e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na ocasião, o presidente recebeu, das mãos do escritor, exemplares das referidas obras.
O presidente Edson Simões agradeceu a gentileza, ressaltando a qualidade do trabalho realizado e a importância do tema abordado pelo autor. "Trata-se de uma grande contribuição técnica para as atividades desenvolvidas por este Tribunal. As reflexões filosóficas, de maneira geral, enriquecem o ser humano, por invocar um reexame dos fatos sob nova perspectiva, qualificada pela crítica à visão convencional. No universo jurídico, a filosofia torna-se ainda mais instigante, por envolver questionamentos intimamente ligados ao conceito de ética e justiça", salientou Simões.
Alysson Mascaro afirmou que "o objetivo dos seus livros é incentivar o leitor a pensar sobre o papel do Direito na sociedade atual, tratando dos avanços, de novos horizontes, para a compreensão das estruturas sociais. As obras têm grande relevância para as instituições estatais, especialmente no tocante às contribuições que proporcionam à sociedade", explica o autor.
O jurista afirmou, ainda, ter sido "uma grande satisfação o encontro com o presidente Edson Simões. Pudemos conversar a respeito de questões sociais, políticas, e, ao mesmo tempo, sobre ideais, perspectivas de futuro, com uma abordagem realista e ao mesmo tempo esperançosa", concluiu.
Para Marcos Alcyr, "a visão que o professor Alysson transmite contribui para que as pessoas ampliem o olhar e percebam o trabalho que realizam de um ponto de vista crítico, para que possamos ter consciência do nosso papel face à sociedade".

Na obra
Na obra "Filosofia do Direito" Alysson Mascaro trata
da filosofia política e jurídica desde a antiguidade
até a época atual


Alysson Mascaro, acompanhado do agente de fiscalização Marcos Alcyr, dedica exemplar de uma de suas obras ao presidente do TCM
Alysson Mascaro, acompanhado do agente de fiscalização
Marcos Alcyr, dedica exemplar de uma de suas obras ao presidente do TCM


Em
Em "Utopia e Direito", Mascaro desenvolve temas como o tempo,
a psicanálise, a estética e a religião


Jurista Alysson Leandro Mascaro durante encontro com o presidente Edson Simões
Jurista Alysson Leandro Mascaro durante encontro com o presidente Edson Simões