quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alysson Mascaro no site de "O Regional"

 

Jurista Alysson Mascaro Faz 'Tour
Jurista Alysson Mascaro Faz 'Tour' Pelo Brasil com suas palestras e eventos. Alysson Mascaro é natural de Catanduva e já lançou diversos livros. O jurista e ...
www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=261959

 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alysson Leandro Mascaro em palestras e eventos pelo Brasil

 

 

Neste mês de agosto, o jurista e filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro proferiu várias conferências e palestras pelo Brasil.

 

No dia 05 de agosto, foi o conferencista de abertura do Simpósio de Debates do Jornal "O Regional", comemorando 40 anos de sua publicação, em Catanduva - SP.

 

No dia 12 do mês, proferiu a Aula Magna das Faculdades Integradas de Bauru - FIB. Para um público de centenas de pessoas, entre juristas, autoridades e estudantes de direito, que ocuparam o auditório principal da instituição e também outras salas com transmissão simultânea, Mascaro falou a respeito da filosofia do direito contemporânea, tendo realizado sessão de autógrafos de suas obras ao final do evento.

 

Em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 19, Alysson Leandro Mascaro proferiu a Aula Magna da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Na presença de muitos professores, da reitoria da instituição e de centenas de alunos, Mascaro tratou sobre os horizontes do pensamento jurídico crítico.

 

No dia 22, em São Caetano do Sul, São Paulo, Mascaro abriu a Semana Jurídica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS. Recebido pela direção da instituição, Mascaro falou a um público de centenas juristas e de estudantes de direito, também tendo realizado autógrafos de seus livros ao final da palestra.

 

No dia 26 de agosto, Mascaro foi o conferencista de encerramento da Semana Jurídica da Faculdade Paraíso, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Na ocasião, falando a um público de mais de quinhentos presentes, Mascaro também realizou uma concorrida sessão de autógrafos de suas obras.

 

Nesta próxima sexta-feira, 02 de setembro, Alysson Leandro Mascaro será conferencista do Congresso Estadual dos Advogados Mineiros, organizado pela OAB, e que será realizado em Montes Claros - MG. Na oportunidade, Mascaro proferirá palestra sobre o tema "Estado, Direito e Processo no Século XXI: balanços e perspectivas". Maiores informações no site: http://www.oabmg.org.br/sites/montesclaros/

 

 

 

 

 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os livros do filósofo do Direito Alysson Mascaro

Colunas

25agosto2011
LIVRO ABERTO

Os livros do filósofo do Direito Alysson Mascaro

<![if !vml]>http://s.conjur.com.br/img/b/alysson-cut-180820111.jpeg<![endif]>Aos 35 anos de idade, Alysson Leandro Mascaro é o mais jovem professor da área de Filosofia do Direito da USP. Autor de mais de dez livros, dentre eles Filosofia do Direito e Crítica da Legalidade e do Direito Brasileiro, seu pensamento crítico é original na cena jurídica brasileira. Suas reflexões descortinam a realidade e apresentam o Direito a partir de estruturas históricas e sociais, mostrando a natureza real e ideológica das proposições jurídicas. 
O pensamento de Mascaro foi consolidado com muita leitura. Cada um com suas características, Fiódor Dostoiévski, Liev Tolstói e Máximo Gorki são considerados a trinca de formação do professor, e constituíram não só seu horizonte de mundo, mas seu caráter. 
Mascaro nasceu e cresceu em Catanduva (a 390 km de São Paulo), e por causa da paixão por ciências humanas, foi para a capital, com 17 anos, cursar Direito no Largo São Francisco. Aos 22 anos já era professor, aos 26 doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito, e aos 30 livre-docente e professor regente da disciplina de Filosofia do Direito na USP. Hoje também é professor do mestrado e doutorado em Direito do Mackenzie e advogado. 
Passo a passo
O filósofo do Direito começou a ler muito cedo, antes de entrar na escola, e sempre<![if !vml]>http://s.conjur.com.br/img/b/julio-verne-20-mil-leguas-submar1.jpeg<![endif]> teve muito acesso a leitura em sua própria casa, onde havia uma grande biblioteca da qual podia escolher suas referências.
O que marcou seus primeiros anos de leitura foi Monteiro Lobato eJulio Verne, deste último leu quase tudo que já tinha sido traduzido para português na época, foi seu despertar para o pensamento criativo.
Da época da escola lembra de Eça de Queiroz. Dele, gosta de O Primo Basílio e A Ilustre Casa de Ramires.
<![if !vml]>http://s.conjur.com.br/img/b/ganhando-meu-pao.png<![endif]>No começo da adolescência, entre 12 e 13 anos, leu Ganhando meu pão, deMáximo Gorki, e todo um horizonte de pensamento social lhe foi aberto por essa verdadeira obra de formação.
Da literatura brasileira leu muitas obras do século XIX e XX, como José de Alencar, Machado de Assis e Lima Barreto, deste, especialmente O Triste Fim de Policarpo Quaresma. O gosto por olhar o Brasil de uma forma realista e potencialmente crítica o atraiu.
Na mesma época despertou para a poesia com os poetas brasileiros modernos da primeira metade do século XX, Manoel Bandeira eCecília Meirelles. Já ao final da adolescência, diz que seu horizonte para a poesia e para a sensibilidade no geral se abriram com Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto.
Poesia e prosa
Mascaro também gosta muito da produção literária portuguesa. Não só leu Os Lusíadas, de Luís Vas de Camões, como decorou alguns trechos. Mas prefere os mais intensos, como Fernando Pessoae Mário de Sá-Carneiro.
Dos poetas brasileiros, cita o amazonense Tiago de Mello, o cearense Patativa do<![if !vml]>http://s.conjur.com.br/img/b/meu-sertao.jpeg<![endif]> Assaré e o maranhense Catullo da Paixão Cearense.
Da prosa brasileira gosta de Érico Veríssimo, pela capacidade de narrar com clareza, e pela riqueza do enredo, o que considera muito importante. Dele gosta especialmente de O Tempo e O Vento. Jorge Amado também é citado, por uma obra do início de sua carreira: ABC de Castro Alves.
Leu e indica
Entre tanta leitura, Mascaro indica A Montanha Mágica, de Thomas Mann, por trazer grandes impasses políticos, filosóficos e culturais da subjetividade individual do século XX.
<![if !vml]>http://s.conjur.com.br/img/b/teoria-geral-direito-marxismo.jpeg<![endif]>Na área jurídica, indica a obra do teórico marxista Evgeni Pachukanis, "o maior clássico do pensamento jurídico crítico, investiga as bases profundas do fenômeno jurídico nas sociedades capitalistas, alcançando as especificidades do fenômeno jurídico contemporâneo".
Direito crítico
Pachukanis foi muito importante na tese de doutorado de Mascaro,Crítica da Legalidade e do Direito Brasileiro. Nela, ele estuda as questões atuais do Direito resgatando uma leitura do marxismo jurídico a partir de sua lógica e estrutura mais profundas. "Pachukanis conseguiu definitivamente ultrapassar uma genérica identificação do Direito ao poder e ao domínio de uma classe para entendê-lo a partir de sua própria razão na reprodução capitalista", diz.
Sua livre-docência Utopia e Direito: Ernst Bloch e a ontologia jurídica da utopia, também já publicada, baseou-se na obra do filósofo marxista alemão Ernst Bloch e mostra um pensador esperançoso, que sai do Direito e da Filosofia mas desenvolve temas como o tempo, psicanálise, política, estética e a religão.
Na época de faculdade, sempre guiado pela sensibilidade do mundo contra injustiças, por uma visão fraterna e horizonte de mundo crítico, também através de suas leituras Mascaro enfrentou seu tempo de universitário na década de 90, radicalmente neoliberal.
Em seu estudo jurídico, sempre procura uma formação diversificada abrangendo toda a área das ciências humanas. Contudo, sua base é essencialmente clássica, e preferiu conhecer amplamente todas as áreas: privada, pública e social. Rudolf von Ihering, Clóvis Beviláqua, Pontes de Miranda e Ruy Barbosa são exemplos de autores que passaram e ainda passam pela cabeça. Sempre absorveu muito as reflexões especialmente de Barbosa.
Dos contemporâneos, se guiou por Oskar Von Bülow, Francesco Carnelutti, Mauro Cappelletti ePiero Calamandrei
Recentemente lembra de ter lido Teoria Materialista do Estado, de Joachim Hirsch, que considera avançar bastante na reflexão política e jurídica.
Outros mares
Não é só de literatura o gosto pela arte do filósofo do Direito. Na música gosta de Bossa Nova, Louis Armstrong, Frank Sinatra, Bach, Bethoven, Lizt, Chopin, Tchaikovsky. E também, como bom inteiriorano, da genuína música caipira.
<![if !vml]>http://s.conjur.com.br/img/b/kandiski.jpeg<![endif]>
Nas artes plásticas, lhe interessa o modernismo, expressionismo e a arte moderna e abstrata no geral. Nesse sentido, cita Cândido Portinari e o russo Wassily Kandinsky.
Na escultura é atraído pelo moderno e abstrato, e na arquitetura não é diferente. Gosta desde a escola Bauhaus às obras de Oscar Niemeyer.
Gabriela Rocha é repórter da revista Consultor Jurídico.
Revista Consultor Jurídico, 25 de agosto de 2011

domingo, 21 de agosto de 2011

Alysson Mascaro ministra aula magna do Curso de Direito nesta sexta-feira

O professor Alysson Leandro Mascaro, jurista e filósofo do Direito da USP, ministrou a aula magna do Curso de Direito da UFSC nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, às 20h, no auditório do CCJ. O tema fora: O pensamento jurídico no século XXI – Balanço e perspectivas críticas.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Regional debate o futuro de Catanduva-SP

           

..08 de agosto de 2011...

O Regional debate o futuro de Catanduva

Fórum aconteceu no auditório do Senac Catanduva e contou com presença de dois diretores do Instituto Luiz Gama

O Regional com ILG

O Regional promoveu um fórum de debates que reuniu várias autoridades no auditório do SENAC Catanduva. O evento, denominado “O Regional Debatendo o Futuro de Catanduva”, aconteceu na noite da última sexta-feira (5). Quatro palestrantes abordaram variados temas, focando o futuro do município.

A série de palestras foi aberta pelo jurista catanduvense e diretor do Instituto Luiz Gama Alysson Leandro Mascaro, que abordou o tema “O futuro de Catanduva – Perspectivas Políticas, Sociais e Culturais”. Segundo ele, que é professor da Faculdade de Direito da USP e da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, o futuro da cidade não pode ser deixado à inércia. Em sua palestra, o jurista confrontou o futuro orientado pelo planejamento versus a inércia do presente.

“Nos dias de hoje é necessário um planejamento voltado para uma economia mais dinâmica e incentivadora de pequenas empresas, além de uma maior atenção para a educação na cidade, com a possibilidade da vinda de uma universidade federal ou estadual”, frisou. Ele acredita que com isso a cidade pode construir uma história promissora, com grande desenvolvimento.

A grande preocupação e alerta a todos os segmentos da sociedade civil foi o de mudança. “Planejar, empreender e desenvolver são passos simples, mas que necessitam estar presente na consciência da população em geral. Com uma formação de um pensamento planejador, Catanduva poderá desenvolver todo seu potencial de cidade”.

Outro diretor do ILG a participar da série de palestras foi cientista político Camilo Onoda Caldas, que falou sobre o tema “Catanduva e as possibilidades dos municípios no Brasil atual”. Caldas enfatizou que o progresso deve partir do princípio do conhecimento e da difusão de informação. “O Regional como órgão de difusão do conhecimento e da informação, cumpre o seu papel para com a evolução da cidade. A informação é a chave do progresso das pessoas, marca a expansão”, analisa o professor.

Sobre o evento Caldas aponta que ele fez com que os catanduvenses refletissem sobre o município e sobre o seu futuro. “Como órgão comunicador, O Regional proporciona esse diálogo aberto, presta um serviço ao publico em geral e nessa ocasião pode debater ideias”, conclui. Camilo Caldas.

O fórum terminou com o professor português Fernando Mourão, catedrático da USP, que palestrou o tema “A inserção de Catanduva no cenário internacional”. Para ele, para um progresso organizado é preciso uma mudança coletiva. “A sociedade não pode se acomodar. O Regional deve chamar a atenção para isso. Promover, com matérias, reflexão sobre a importância do conhecimento. É histórico que um jornal diário tem a obrigação de fazer o povo acordar”, frisou.

 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DIRETOR DO INSTITUTO LUIZ GAMA E ALYSSON MASCARO PARTICIPARÃO DE PALESTRA EM CATANDUVA

O Regional realiza na próxima sexta-feira, dia 5 de agosto, o Fórum de Debates “O Regional debatendo o futuro de Catanduva”. O evento, aberto ao público, será no auditório do SENAC, a partir das 19h30. O jurista Alysson Mascaro, o empresário Antônio Ruêtte, o professor Fernando Mourão e o cientista político Camilo Onoda Caldas, diretor do Instituto Luiz Gama, serão os palestrantes do Fórum. O evento comemora os 40 anos de O Regional, jornal impresso integrante do Grupo Gerson Gabas de Comunicação.