segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FACULDADE DE DIREITO DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO PROMOVE VI ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS

O curso de Direito das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) promove dias 29 e 31 próximos, no campus I, o VI Encontro de Direitos Humanos que neste ano tem como tema “Direito e Movimentos Sociais”.

O Coordenador do curso, Prof. MS Donizett Pereira, enfatizando a trajetória do curso de engajamento aos temas mais importantes da atualidade, disse que o objetivo do Encontro é discutir o papel e o futuro dos movimentos sociais na atualidade, às vésperas do final do mandato do Presidente da República que mais de perto acompanhou a evolução das recentes conquistas coletivas no Brasil.

“Gênese e causa eficiente de vários dos direitos atuais, os movimentos sociais representam importante instrumento de transformação social, sempre propiciando a oportunidade para a discussão acerca dos grandes temas contemporâneos”, considera o Coordenador.

Donizett Pereira lembrou, ainda, que presentes no ideário nacional desde épocas remotas, os movimentos sociais ganharam impulso com os novos paradigmas ditados pela alta concentração de renda e escassez de oportunidades de emprego e vida digna. “Mobilizados pela sede de justiça e de tratamento igualitário entre os povos, enfrentam preconceitos e discriminação das mais variadas matizes até nossa época”, conclui.

A programação do Encontro é esta:

29 de agosto – sábado

9h00 - Abertura do Encontro pela Profª Ms. Rima Gorayb, Coordenadora de Extensão e professora de Direito Civil do Curso de Direito das Faculdades Integradas Padre Albino, mestre pela PUC-RJ;

9h15 - Palestra “Por uma nova fundamentação dos direitos humanos”, pelo Prof. Silvio Luiz de Almeida, Doutorando em Direito pela USP, Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie, Bacharel em Filosofia pela USP, Diretor Executivo do Instituto Luiz Gama, Advogado.

10h45 - Debate intermediado pelos professores do curso de Direito e advogados, Dr. Vinícius Magalhães Pinheiro, Mestre em Direito pela Mackenzie, e Dr. Heveraldo Galvão, Mestre em Direito pela Unaerp;

12h30 – Encerramento

31 de agosto – segunda-feira

20h30 - Palestra “Direito e movimentos sociais”, pelo Dr. Alysson Leandro Barbate Mascaro, Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo, Professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor de inúmeros livros, dentre os quais “Introdução ao Estudo do Direito” (Ed. Quartier Latin).

21h45 - Coquetel de encerramento

As inscrições devem ser feitas na Secretaria ou pelo telefone (17) 3522-2405. O campus I das FIPA fica na Rua Seminário, 281, São Francisco, em Catanduva.

Um comentário:

JMoreira disse...

Sou professor de Filosofia Jurídica, bem como Direito Internacional e História e Teoria do Direito, e trabalho em sala com vários livros do Prof. Alysson Mascaro, e aprecio sua linha crítica e revolucionária no Direito.
Como não encontrei e-mail para contato no blog Arcada Digital e nem no currículo lattes, estou enviando em forma de comentário, gostaria de ser informado sobre um e-mail para contatos com o Prof. Alysson.
Meu e-mail é julio.s.moreira@gmail.com