quinta-feira, 3 de março de 2011

Palestra do Prof. Alysson Mascaro nas Faculdades Alfa, em Goiânia

Grandiosa palestra do Prof. Alysson Mascaro nas Faculdades Alfa, em Goiânia

O Prof. Alysson Mascaro proferiu, na noite de 18 de fevereiro passado, a palestra "O direito e o justo no século XXI, como aula inaugural do curso de Direito das Faculdades Alves Faria (Alfa), em Goiânia.

A palestra contou com a presença de aproximadamente 400 alunos e professores da instituição. O Prof. Alysson mostrou as duas perspectivas diante dos estudantes de Direito: lutar pela justiça e fazer a História, ou seguir a ilusão do dinheiro fácil e dos grandes escritórios corporativos. Descreveu o exemplo de vida dos mais notórios juristas que passaram pela Faculdade de Direito da USP, especialmente Luiz Gama e Castro Alves, mostrando suas lutas contra a escravidão e a opressão do povo pobre no Brasil.

A palestra inspirou todos os presentes. Ao final, foram feitas várias perguntas. O Prof. Alysson mostrou que não se pode confundir esperança na justiça como libertação da humanidade com a crença na "Justiça" enquanto poder Judiciário do Estado, que, esse sim, não oferece plenas perspectivas para a realização do jurista. Mostrou, ainda, que o caminho da reflexão do jurista não é acabar com sua angústia, mas sim multiplicá-la no contato com a realidade, despertando para a ação transformadora. E apontou como caminho a participação dos estudantes e juristas nos movimentos populares, como os movimentos de luta pela terra e por moradia.

À tarde, o Prof. Alysson havia participado da banca de Mestrado do Prof. Júlio Moreira, na PUC-GO, que teve o título "Crítica da Igualdade Jurídica no Direito Internacional: Segurança Nuclear e Guerra ao Terror". A banca teve ainda a participação dos professores Márcia de Alencar Santana e Jean-Marie Lambert.





--
CRÍTICA DO DO DIREITO
Só leia se estiver seguro para abandonar o conforto de suas certezas

Vinícius Magalhães Pinheiro
www.criticadodireito.blogspot.com
Editor


Nenhum comentário: