sábado, 25 de junho de 2011

Revista Margem Esquerda


"MARGEM ESQUERDA" PUBLICA ESTUDO SOBRE OBRA DE MASCARO


                               A Revista Margem Esquerda, uma das mais importantes do país nas ciências humanas, da Editora Boitempo, publica no seu número 16, que acaba de ser lançado, um estudo a respeito da obra de Alysson Leandro Mascaro, professor da USP e do Mackenzie. Escrito pelos professores Silvio Luiz de Almeida e Camilo Onoda Caldas, o artigo trata a respeito do livro de Mascaro "Filosofia do Direito", publicado pela Editora Atlas no ano passado e já em segunda impressão.

                               Almeida e Caldas, em seu estudo, ressaltam que o pensamento de Mascaro ultrapassa a mera dicotomia entre juspositivismo e crítica ética, recorrente nas reflexões jurídicas contemporâneas. A filosofia do direito, em Mascaro, constrói-se a partir de um horizonte político transformador, como práxis. Neste sentido, a sistematização da história da filosofia do direito aponta não só para o consolidado, mas também para as possibilidades.

                               Na segunda parte de seu estudo, Almeida e Caldas tratam da originalidade do pensamento de Mascaro ao estabelecer um rol da história da filosofia do direito que não seja limitado pela sua produção apenas pelos juristas. Todas as grandes contribuições da filosofia geral para o campo da justiça e do direito são incorporadas por Mascaro em sua obra, de mais de 600 páginas. Os autores destacam, ao final do artigo, a proposta de Mascaro em compreender a filosofia do direito contemporânea em três caminhos: juspositivismo, não-juspositivismo e crítica.

                               Nas palavras dos autores do texto, Almeida e Caldas, na Revista Margem Esquerda nº 16: "Sob olhares cada vez mais atentos do mundo, desponta em Mascaro a maior filosofia do direito crítica brasileira" (p. 145).

                               Maiores informações sobre a revista no site da Editora Boitempo: http://www.boitempo.com/livro_completo.php?isbn=1678768-4

Nenhum comentário: