sexta-feira, 30 de maio de 2008

ALYSSON MASCARO REALIZA CONFERÊNCIAS E IMPORTANTES EVENTOS PELO BRASIL

Jurista e filósofo do direito em destaque no cenário intelectual nacional


O Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro, Professor Livre-Docente da USP e do Mackenzie e Coordenador do Curso de Direito das Faculdades Integradas Padre Albino, realizou importantes conferências, aulas e eventos pelo Brasil nos últimos dias. Dentre outros eventos, destacam-se as aulas que lecionou aos novos juízes do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.


SÃO PAULO - LIVRARIA CULTURA

No auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, uma das livrarias mais conhecidas do país, Alysson Leandro Mascaro realizou debate com o intelectual Francisco de Oliveira, o mais importante sociólogo vivo do Brasil, a respeito dos 190 anos de Karl Marx, no dia 06 de maio. Para um público de várias áreas do conhecimento, Mascaro e Oliveira debateram o legado do pensamento de Marx para o século XXI. Ao final, Mascaro autografou, para os presentes, os seus livros, em especial a sua mais recente obra, "Utopia e Direito - Ernst Bloch e a Ontologia Jurídica da Utopia" (Ed. Quartier Latin).


FORTALEZA - CEARÁ - CONGRESSO DIREITO 2008

No dia 09 de maio, Alysson Leandro Mascaro participou do Congresso Direito 2008, na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, palestrando no Congresso Luso-Brasileiro de Direito Constitucional. Na ocasião, Mascaro tratou do tema da justiça social na Constituição Federal de 1988. Um número muito elevado de juristas prestigiou o evento, um dos maiores do país. Mascaro debateu seu pensamento com o Prof. Dr. Martonio Montalverne, procurador-geral do município de Fortaleza e doutor em direito na Alemanha.


FORTALEZA - CEARÁ - UNIFOR

No dia 12 de maio, ocorreu, na Faculdade de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), conferência de Alysson Leandro Mascaro a respeito dos 120 anos da Lei Áurea e a questão jurídica das minoriais no Brasil. Centenas de alunos e juristas estiveram presentes à conferência, tendo ocorrido, ao final, uma jornada de perguntas de professores de direito e alunos para Mascaro.


SÃO PAULO - FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES

Em São Paulo, no dia 16 de maio, Alysson Leandro Mascaro realizou a conferência magna de encerramento da Semana Jurídica da Faculdade de Direito Zumbi dos Palmares. Para um público de centenas de pessoas, Mascaro tratou da questão da justiça social e dos negros. Mascaro foi saudado pelo Prof. Dr. José Vicente, Reitor da instituição, e pelos professores Gastão Weyne e Odir Züge Júnior. Alysson Mascaro foi o fundador da Faculdade de Direito da Unipalmares, tendo sido distinguido pela OAB Federal como única nova faculdade de direito aprovada pela instituição no ano de 2007. Ao final de sua conferência, Mascaro autografou seus livros aos presentes.


SÃO PAULO - PUC

Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mascaro foi o examinador de duas bancas de doutorado, ambas no dia 19 de maio. No período da manhã, fez a arguição do candidato Tácio Lacerda Gama, cuja tese tratou sobre o tema "Competência Tributária", sendo seu orientador o conhecido tributarista Prof. Dr. Paulo de Barros Carvalho. No período da tarde, Mascaro examinou a tese de doutorado do candidato Ronilson de Souza Luiz, cuja tese tratou do tema "Educação policial-militar: necessidades, práticas e a matriz curricular nacional". A tese do candidato pertence ao doutorado em educação da PUC-SP, e Mascaro foi convidado do orientador da tese, o Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella, filósofo e educador, ex-secretário de educação de São Paulo.


MACEIÓ - ALAGOAS - ERED

Na cidade de Maceió, capital de Alagoas, Alysson Leandro Mascaro realizou duas importantes participações no ERED - Encontro Regional de Estudantes de Direito do Nordeste, envolvendo alunos e juristas dos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e também Pernambuco. No dia 22 de maio, ocorreu uma palestra que foi realizada em um grande ginásio de esportes de Maceió, para centenas de alunos, na qual Mascaro tratou de um balanço dos vinte anos da Constituição Federal de 1988. No dia 23, Mascaro proferiu o curso "Marxismo e direito", no qual tratou do pensamento marxista para a filosofia do direito contemporânea. Ainda em Maceió, Mascaro reuniu-se com o filósofo Ivo Tonet, professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas, e com seu grupo de alunos, orientandos e professores.


SÃO PAULO - CURSO NO TRT 2 - NOVOS JUÍZES DO TRABALHO

No Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região, em São Paulo, Alysson Leandro Mascaro abriu os trabalhos do curso preparatório aos novos juízes do trabalho dessa corte, lecionando, no dia 26 de maio, a respeito da Filosofia do Direito e sua relação com o direito do trabalho. Mais de cinquenta novos juízes estiveram presentes às aulas de Mascaro, que ocorreram no período da manhã e da tarde desse dia. Já no ano de 2007, Mascaro lecionou aos juízes trabalhistas que ingressaram no concurso daquela ocasião.

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Professor Alysson Mascaro,
acabei de ter a alegria de ouvir uma palestra sua, na UNIFOR, que se trata de uma das melhores que ja ouvi na minha vida. Estou até agora meio sem palavras para descevê-la. Suas palavras de crítica mescladas de esperança trazem um novo ânimo para a minha missão no curso de direito, pois fogem à postura conservadora e estanque da grande maioria. Muito obrigada e quero dizer que, a partir de hoje, me sinto sua aluna.
Com o desejo de revê-lo o mais breve possível, deixo um forte abraço. Luciana Nilin Gonçalves